terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

está uma senhora

Está uma senhora muito descansada na sua vida, com uma mão cheia de certezas e decisões - sim, que isto de crescer diz que acrescenta em sabedoria, uma espécie de visão raio-x que nos faz ver tudo claro, tão claro, claríssimo, num fulgor quase religioso.
Perdi-me e vou recomeçar: dizia eu que está uma senhora tão descansada na sua vida e descobre que tem uma janela aberta no peito (eu não deixei isto assim, sei bem os perigos das correntes de ar, uma constipação, um objecto que voa sala fora e se estilhaça no chão) e de repente essa senhora dá por si sem saber o que fazer com aquela janela.
Na dúvida, lança a pergunta às outras senhoras, companheiras de abrigo. O que deve a nossa heroína fazer?
a) fechar a janela antes que qualquer coisa em qualquer altura possa záas, senhora prevenida vale por duas ou três
b) deixar a janela aberta, afinal de contas não andam por aí tufões ao virar da esquina, senhora destemida vale por cem

5 comentários:

Sra D. Susette disse...

D.Aurora.
Questão muito difícil, a sua.
Eu apenas posso responder por mim, sabendo de antemão que a experiencia só serve de lição ao próprio e nunca aos outros.
Eu vivi muitos anos de janela fechada, acabando por constatar que a poeira e outros corpos estranhos arranjam sempre forma de entrar pelas mais pequenas frinchas.
O problema é que, depois, como está tudo fechado, esses mesmos corpos ficam para sempre cá dentro.
Já com as janelas abertas, tudo o que entra também pode ser atirado de volta para a rua, quando e como quisermos.
Mete medo, viver dentro de uma casa aberta.
Mas a verdade, é que também dei por mim acometida de terrores nocturnos quando vivia fechada a sete chaves...
Posto isto: Opção b).

Sra D. Pilar disse...

depois de tao boa resposta por parte da Susette eu já nem tenho muito mais a dizer querida Aurora, só que as janelas fechadas é uma maçada, apanha-se muito mais gripes, os micróbios concentram-se todos e demoram muito mais a sair. Além de que tufoes nao os há todos os dias, é uma sorte se lhe entrar um janela adentro. Olhe, e se dividirmos as suas nozes e os meus dentes?

Sra. D. Celeste disse...

Derivado à minha situação, como sabe, o que seria de esperar que eu lhe disse-se (talvez), seria que se trancasse a sete chaves com barricadas de almofadas bordadas a ponto cruz, bolos cheios de creme, bonbons, rissóis e tartes e uns quantos gatos mais um vinho do porto para lhe fazer companhia.

Contudo o meu idealismo profundo não me permite, é mais forte!
Sou e serei sempre uma sonhadora portanto aqui vai:

Abra a janela Sra.D.Aurora que a vida não serve para se morrer lentamente, mas, para ser vivida com intensidade. O máximo que lhe pode acontecer é esse tufão lhe desarrumar a casa toda, lhe perturbar o espirito e essas coisas que tão bem conhecemos. Mas e depois? Depois que se lixe, fechamos a janela por uns tempos para ordem na coisa, fazemos um balanço, conversamos muito com as outras senhoras que é para isso que cá estamos.

Não feche a janela NUNCA que depois cria fungos cá dentro, e olhe que hoje sonhei com isso e não é nada agradavel.

Sra D. Pilar disse...

ai qu'horror Celeste, sonhar com fungos!!! imagino que nem a meia de leite e dois pastéis de nata no café da manha conseguiram acabar com essa sensaçao.

Sra D. Aurora disse...

minhas queridas senhoras, penhorada agradeço as vossas palavras.Senhora com amigas vale por mil.
Deixarei a janela aberta, tudo menos fungos cá dentro, não tenho vocação para cogumelo.
E para si, Sra. D. Celeste, um abraço solidário e um chá de gengibre e canela. Diz que faz milagres a apagar sonhos desagradáveis.