quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

dos animais de estimação

Querida Ermelinda,
li o seu desabafo sobre o animal de estimação e queria dirigir-lhe umas palavras de ânimo. Aproveite-o bem, leia os poemas e beba as cervejas que ele lhe oferece, aceite com um sorriso a devoção que ele lhe tem. Os animais de estimação são fiéis e, se bem cuidados, podem dar muitas alegrias às suas donas. Digo eu isto porque, ao contrário de si, o meu animal de estimação não é um poético decadente apaixonado, desses que bebem o ar que respiramos, mas um provável louco varrido que me acompanha à distância há anos. Em vez de poemas e cervejas oferece-me uma perseguição silenciosa e sem tréguas. E uns quantos sustos pelo caminho.
Invejo a sua sorte e imagino-me a beber portos tónicos com um animal de estimação sensível e dedicado, a levá-lo docemente pela trela nas ruas da cidade, a alimentá-lo com migalhas feitas de palavras e sorrisos e que mais me apetecer.
Por isso, minha querida senhora, minhas queridas senhoras, tratem bem os vossos animais de estimação, eduquem-nos na obediência e no amor reverencial, e vosso será o caminho do céu.

2 comentários:

Sra. D. Celeste disse...

Ora viva querida Sra.D. Judite!!

Já nos fazia cá uma certa faltinha..

Pois olhe que eu nem um animalzinho pequenino de estimação tenho para a amostra.
Uma tristeza...

Não saberá por um acaso onde poderei adquirir um não?

Porque imagino que lá para o mês que vem já terei tempo para lhe dedicar alguma atenção.

Gostava mesmo muito.

Sra. D. Judite disse...

querida Celeste, o meu animal de estimação caíu-me no colo num dia indistinto de um ano qualquer. Nada fiz por isso e nada faço para o manter.

Mas, pelo que ouvi dizer, os animais de estimação andam por aí desamparados. Em todas as esquinas pode encontrar um. Só é preciso abrir os olhos e sorrir.