terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Belo e o Sexo

Conheço um homem que quando descreve uma mulher começa sempre por dizer se é bonita ou feia.
"No outro dia encontrei fulana de tal, uma giraça, com o cabelo assim e assado, bem-feita, etc, etc."
Toda e qualquer mulher que apareça na televisão, no restaurante, no trabalho.
Sempre me ofendeu e me chocou, esta visão meramente utilitária e tão estreita da beleza.
Para muitos homens, a beleza feminina está directamente ligada à ultilidade erótica e sexual.
Mulheres Belas, são Gajas Boas.
Mulheres Belas são Coisas Eróticas.
Um dia resolvi comententar, mais sonsa que uma freira, mais cínica que um grego: "tu valorizas muito a beleza nas mulheres, não é...?"
O homem ofendeu-se.
"valorizo como? Não. É só a coisa que está mais à vista, é só isso."
Prossigo: "Não, querido. É uma coisa que está mais à TUA vista. Dá a impressão que numa mulher, tu valorizas a beleza como se valoriza uma qualidade de carácter..."
"Eu...? Não é nada disso. estás completamente enganada.".
-"Diz-me lá... Eu posso apostar que todas as amigas que tens são bonitas, hum?"
O homem engasga-se. Consegui cortar o piu a um advogado.
-"Ah! Ah! Ah! EU SABIA!"
Está desorientado. Fica indeciso entre desmerecer a beleza das amigas para se defender, ou enaltecê-la gigantescamente para justificar o facto.
E é então que se sai com esta pérola:
"Tu não percebes, para mim é só uma coisa sexual, é uma questão de saber se comia a gaja ou não. E além, disso, eu até tenho amigas feias."

4 comentários:

o chofer a dançar com a criada disse...

Bela posta, a minha questão é, existem muitos homens diferentes desse?
E existem muitas pessoas mulheres ou homens que não avaliem a beleza como uma qualidade de carácter? É que é um processo quase inconsciente, tal como achar querido e lindo qualquer animal bébé....
E sim, eu dantes achava que para os homens, uma gaja boa significava, uma gaja com tudo no lugar, cheia de curvas, mas hoje em dia chego à conclusão que é mesmo isso que dizes, uma gaja boa passou a ser simplesmente, qualquer mulher bela...
Enfim.... eles até têm amigas feias, não obstante os homens no geral, terem vontade de comer tudo o que lhes passa na frente, a única diferença é que umas comiam mais do que outras.

Sra D. Susette disse...

É verdade que, supostamente,os homens são mais visuais.
Mas há "visualidades" mais interessantes do que outras...
Interessante é, também, questionarmo-nos sobre o que é que nós próprios sexualizamos numa pessoa.
Que características ou aspectos é que sexualizamos mais.
Eu, por exemplo, erotizo imenso a voz, sem dúvida! A voz tem sobre mim um efeito quase miraculoso...
Mas no sexo o que é erótico para mim, no corpo, não é o corpo em si mas a forma como as sensações e as emoções se manifestam e aparecem nele.
O que mais me desagrada nesta questão que descrevo na posta, é a rigidez e a estreiteza de um só olhar- para-as-pessoas, por um lado; e uma aparente pobreza da imaginação erótica e sexual, por outro.
Sempre a pindériquice do pingue-pongue bacôco entre o Feio e o Bonito, pá. Dá-me seca, pá. Não dá?

Sra D. Aurora disse...

Dá seca, sim Sra. D. Susette. Uma seca tanto maior quanto se rege por padrões absolutamente previsíveis, tudo arrumadinho por olhos desfocados em gavetas cegas.
E oferecer um espelho ao seu amigo, hum?

Sra D. Susette disse...

Toda a razão só-dona Aurora, toda a razão. Eu já lhe meti um espelhinho à frente uma vez, mas não foi o suficiente. Acho que vai ter de ser com um daqueles de aumentar, sabe?