segunda-feira, 20 de setembro de 2010


Vi isto numa parede do meu bairro e lembrei-me do presépio da sra d susette, da família da sra d yvette e de outras palavras por aqui penduradas que me puseram a pensar sobre o sítio onde aprendemos a ser, as pessoas que habitam os t-qualquercoisa das nossas infâncias e que nos vão acompanhando ao longo dos anos.
Aprendi a ser num sítio estranho. Lembro-me das discussões que me acordavam a meio da noite, eu a espreitar pela frincha da porta da sala com medo do que viria a seguir, as separações e reencontros dos meus pais, a minha irmã e eu no banco de trás do austin a caminho do cabeleireiro com a nossa mãe e afinal o carro parado, os planos mudados, a minha mãe a chorar e a fingir que não era nada. Aprendi a ser num sítio onde os fins de semana com o meu pai eram uma tortura, o frigorífico cheio de nada, a garrafa de aniz e umas bolachas recheadas, o quarto dele de onde saíam mulheres diferentes nas manhãs de domingo, a malinha que nos acompanhava com as camisas de noite e as escovas de dentes para dois dias inteiros em que o tempo se arrastava devagar. Aprendi a ser num sítio estranho, onde o amor não chegava para nada, onde o amor era um cavalo branco que só passa uma vez na vida e que se perde porque as histórias de amor só têm finais felizes nos livros.
O que vale é que sou uma rocha e nada disto perturbou o meu coração, cabeça e estômago.

3 comentários:

Sra D. Susette disse...

Só-dona-Aurora!
Eu realmente sempre lhe invejei a qualidade extraordinária desses seus três órgãos...
Confesso-me estupefacta perante a quantidade de vezes que anda a bater com a cabeça nas paredes e ela, im-pe-cá-vel.
E o estômago?!
Ele é baldes e baldes de cêgripe, e nada.
Bom, o coração, então.
Já o vi correr MARATONAS, MARATONAS EMOCIONAIS INTEIRAS UMAS A TRÁS DAS OUTRAS, e é como se o levasse pela mão a um passeio no parque.
Percebo agora a fonte secreta da sua saúde física e mental.
E pergunto-me: Qual das Só-Donas terá maior saúde de ferro...? É que fomos todas criadas em ambientes de tanta... tanta... excepção.

sra.d.celeste disse...

Eu modestamente e sinceramente e até inequivocamente acho que sou eu sra.d.Susette!

Basta ler a posta "Por falar em pais......." do mês de Fevereiro (lamento ainda não saber transformar isto em link) para se compreender um dos sítios onde aprendi a ser este ser forte e descomplicado que sou.
Mas ainda há mais.
Esta posta inspirou-me deveras devo dizer.

Um grande abraço sinceramente intencionalmente e confortavelmente a todas a ladyes deste abrigo e em especial à sra.d.Aurora

Sra. D. Celeste disse...

ó pedra de água,olha que a Celeste de cima sou eu.