sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Resteipo!

No primeiro dia, de manhã:
- olha-me esta: Os caracóis deslocam-se sobre uma cama de muco!
- Aaarrgh, que nojo. Olha esta: há um polvo nas caraíbas que só se alimenta de fezes de peixes-da-escandinávia.
- Que horror. Bué da nojento. Olha-me esta: Sabias que se os caracóis deixassem de comer batatas, o ex-ce-den-te de batatas dava para alimentar 30 mil pessoas durante três anos?!
- Incrível! os caracóis comem bué. E olha-me esta: sabias que se os peixes-da-escandinávia deixassem de de-fe-car quer dizer fazer cócó, isso destruiria um ecosistema marinho de 5 mil espécies inter-dependentes umas das outras?!
- Aaaarghh! Que cena. tudo por causa do cócó de peixe.

Segundo dia:
- Iá, mas já diz o ditado: Ladrão que rouba ladrão, cem anos de perdão.
- ... Mas achas que isso se aplica aos assassinos...?
- Pá. O gajo é assassino. Mas matou outro assassino.
- Certo. Mas mesmo assim, o gajo continua a ser um assassino e matar é pior que roubar. Eu acho que aqui o ditado não vale.
- Mas depende. Se o assassino é mais mau do que o que matou, ou não.
- Hum.

Outro dia, durante o serão:
- Se tu pudesses escolher dois super-poderes quais é que escolhias? Eu escolhia o do gelo e o de transformar as pessoas em matéria.
- Transformar as pessoas em matéria...? (sou eu que pergunto)
- Sim, tipo, se uma pessoa está a tocar numa parede, por exemplo, tu podes transformá-la na mesma matéria que a parede, ou em outra coisa qualquer que essa pessoa esteja a tocar.
- Ah.
- ...E a pessoa pode demorar até 200 anos até voltar ao normal.
- Mas quais é que são os outros super-poderes?
(a mãe, de dentro da auto-caravana: Eu queria o da invisibilidade!)
- ... Os outros são os dos Elementos: Terra, Fogo, Água, Gelo, Ar...
- O gelo não é nenhum elemento.
- Ai é, é.
- Ai não é, não.
- Ó pá, é. O gelo é um elemento, os outros são a terra, a águ....
- ...Não. O gelo não é um elemento. A água é que é um elemento.
- NÃO! O gelo É um elemento SEPARADO!
- Quem é que disse?!
- Aaaehh...?
- QUEM É QUE DISSE cientificamente QUE O GELO É UM ELEMENTO SEPARADO?! o gelo é feito de água, logo se eu controlar a água posso transformá-la em gelo, logo controlo DOIS elementos!!!
- NÃO! O Detective Esqueleto controla a água E o gelo!!!!
- Ah. Bom. Então eu quero o do Tele-transporte e o do Fogo.
- (A rir-se com um ar EXTREMAMENTE malandro): Lembrei-me de um outro super-poder.
- Qual.(já a ver onde é que a cena ia mais ou menos parar)
- O de controlar o cócó e o xi-xi das pessoas!!!
- Aaaah! ah! ah!!! Tipo, uma pessoa está num sítio a conversar com alguém e tu de repente, TRÁS! provocas-lhe uma granda vontade de fazer cócó!!!
- ... E a pessoa não consegue mesmo evitar!!!!
- ... mesmo ali à frente de toda a gente! ah! ah! ah!
- ... E o xi-xi ao mesmo tempo!! ah! ah! ah!

Na noite seguinte, de madrugada, tenho um sonho:
Algures, numa casa de amigos, todos conversam.
Eu sinto-me muito bem e confortável.
Estou na casa-de-banho da casa, tranquilamente sentada numa sanita imaculadamente limpa.
À minha frente um lavatório redondo e branco, cheio de água perfeitamente transparente.
À medida que a água do lavatório começa a escorrer pelo ralo, também a minha bexiga se vai esvaziando na sanita.
Ao mesmo tempo, e num lapso de segundos, dou-me conta de que muito consolada e refasteladamente, faço xi-xi na cama!
Na cama real da autocaravana real das minhas férias eu, uma mulher de 39 anos, faço xi-xi na cama.
Levanto-me de um pulo, mas não consigo reprimir a quase-gargalhada.
Não me sinto mal, nem sequer envergonhada.
Surpreendentemente, até sinto uma certa ternura pela criança que ainda consigo ser, nestas férias de sonho, na companhia das minhas amigas e de dois miúdos lindos, maravilhosos.
E de uma outra menina que já não via há muito tempo, que nunca se tinha permitido fazer xi-xi na cama.
É bom ver que ela está bem.
Que se ri da vida e que sabe brincar e divertir-se, e gostar das pessoas.
Que sabe gostar das pessoas que gostam dela.

Epílogo:
Nas sábias palavras de Allie G que muito foi citado ao longo destas férias,
Às minhas amigas mas, principalmente, a Mister Z e a Mister S,
Que estão sempre Indahouse:

RESPECT!

Em autocaravanês:

RESTEIPO!

1 comentário:

Sra D. Aurora disse...

Resteipo, sempre!!
Obrigada aos irmãos do gang da caneca, senhoras donas e miúdos adoráveis, que fizeram daqueles dias um tempo fora do tempo em que me senti tão bem.
Já agora: sabiam que há um rapaz que tem o record de encher balões com nariz? E que há outro que tem o record de puxar pesos com as órbitas?